AVISO DE COOKIES: Este blog segue a politica de privacidade do Google. Caso não concorde com a política do Google, por favor, SAIA DO BLOG; pois assim seus dados não serão usados por cookies. Grato pela atenção.

terça-feira, 17 de abril de 2018

Notícia óbvia: Maiores ataques de tubarões acontecem em praias e não em alto mar!

Na imagem: Lugares e países com maiores números de ataques de tubarões registrados no mundo. Fonte da imagem: Telegraph

Têm idiotas que pensam que tubarão é que nem baleia pra evitar chegar perto da zona de banho com medo de encalhar. O tubarão é um peixe, bem menor e bem mais ágil que a maioria das baleias.

A maior parte dos ataques de tubarões contra seres humanos acontecem em praias ao redor do mundo e não em alto mar, isso porque os seres humanos tomam banho em praias com segurança; ao passo que se arriscar em alto mar é coisa para pescadores e mergulhadores profissionais.

Mesmo em alto mar os riscos de ataques são menores devido aos cuidados que mergulhadores e pescadores têm. Contudo na costa ninguém espera receber a visitinha de um amigo dentuço.


No mundo

Os países que mais registraram ataques foram Estados Unidos, Austrália e África do Sul talvez por causa da grande quantidade de surfistas que se arriscam fora da área de banho para poder pegar grandes ondas.


Ataques no litoral e controle de ataques

É um fato que a pesca humana fez com que os tubarões se deslocassem mais para o litoral em busca de alimento, mas é dever das autoridades responsáveis garantir a segurança dos banhistas nas praias onde banhos são permitidos com placas de avisos e vistoria da Marinha.

Já as maneiras eficazes para se controlar os ataques de tubarão são diminuindo a pesca indiscriminada e caçando os próprios tubarões, contudo leis ambientais no mundo têm atrapalhado o comércio de caça aos tubarões por vezes. Outro problema é que caçar tubarões não é tão fácil e nem tanto rentável, contudo quando isso afeta o turismo e a pesca não há outra opção a não ser a de caçar e matar tubarões.