segunda-feira, 16 de março de 2015

Por que em alguns mapas mundi os países do hemisfério norte são maiores que os do sul?


Mapa mundi antigo e errôneo ao retratar ao países do norte sendo maiores que os do sul. 
 Fonte da imagem: Wikipédia, Outline of the Post-War New World Map


Tu já deves ter visto um mapa mundi cujo os países do hemisfério norte são maiores que os do hemisfério sul?


Mas por que esses mapas eram tão populares e eram usados durante boa parte do século 20?


Há duas explicações pra isso, agora saber qual é a correta é o problema!




Problema da metragem


Os primeiros mapas mundi eram muito errados, porque as pessoas dos séculos passados, sobretudo na época das grandes navegações, não tinham dimensão das dimensões dos territórios. Kkkkk


Daí temos uma Antártida emendada na Argentina (ou uma Argentina estendida) como visto no mapa Piri Reis e por aí vai. 


Como o pessoal da antiguidade não tinha noção exata da vista de cima, de como realmente era, então tudo era feito por metragem; ou seja: observavam, mediam a costa, calculavam e chegavam à um acordo sobre como seria certo continente e mar.


Notamos que houve uma evolução dos mapas até os dias de hoje. Se compararmos um mapa da época das navegações com um atual a diferença é enorme!


Canadá, Rússia e Antártida nos mapas do século 20 eram grandões porque eram terras pouco exploradas e difíceis de se calcular. Então por isso essa impressão dos extremos da Terra sendo grandes demais.




Arrogância dos países do norte



A outra linha de pensamento fala de que os países do norte eram maiores não porque eram territórios pouco explorados, mas sim porque era arrogância mesmo já que a Europa tinha às vezes o tamanho da África!


A cousa começou lá pelo século 19 e muitos estudiosos e políticos europeus e norte-americanos viam a necessidade da exaltação dos países do norte do globo que eram os pioneiros em tudo (revolução industrial queridinhan!).


A coisa piorou com a ascensão do facismo e nazismo durante as décadas de 30 e 40. E veio piorar ainda mais depois da Segunda Guerra em que a União Soviética e os Estados Unidos só faltavam sair fora do mapa de tão grandes! kkkkkk



Problema da metragem ou arrogância dos estados do norte?

Parece que ambas parecem estar corretas, contudo o problema da metragem parece ser o causador disso tudo, pois com o fim da guerra fria e os estudos das agências espaciais Roscosmos (da Rússia) e Nasa (dos Estados Unidos) revelaram não só os mistérios sobre a astronomia e sobre o espaço sideral; mas também a cartografia, já que fotos, vídeos e estudos avançados ajudaram a criar a atual noção que temos hoje de globo e de mapa mundi!


Mapa mundi atual e recomendado por retratar a vegetação e o relevo da Terra.

Fonte da imagem: NASA,World satellite map, a partir do site