AVISO DE COOKIES: Este blog segue a politica de privacidade do Google. Caso não concorde com a política do Google, por favor, SAIA DO BLOG; pois assim seus dados não serão usados por cookies. Grato pela atenção.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Homem-Escorpião (mitologia)

Homens-Escorpião conhecidos também pelos nomes de: Aqrabuamelu ou Girtablidu, são criaturas de aspecto fantástico da mitologia mesopotâmica, são descritos como sendo guardiões. Os homens escorpiões eram filhos da deusa primordial Tiamat.


História

No principio do universo existiam apenas dois deuses: Tiamat (o feminino) e Apsu (o masculino). “Tiamat era o mar tumultuoso” e “Apsu era o oceano primordial”. Da unificação de suas águas, nasceram Mummu e depois um par de serpentes monstruosas Lamu e Laamu que deram nascimento a Ashar (o mundo celeste) e a Kishar (o mundo terrestre), encontramos o mesmo principio nos deuses primordiais gregos, Gaia e Urano. Com a união de Ashar e Kishar, nasceram os grandes deuses: Anu, Bel-Marduc, Ea, Igigi...

Tiamat e Apsu perturbados com o barulho que os novos deuses faziam, resolveram aniquilá-los. Tiamat então deu a luz a terríveis monstros, incluindo os Homens-Escorpiões, com objetivo de matar os novos deuses. Mas, contudo Bel-Marduc e os outros deuses venceram a guerra e mataram Tiamat. Marduc cortou o corpo de Tiamat em dois pedaços, do qual um se transformou no céu e o outro se transformou na terra.

Marduc se tornou senhor do universo e chefe dos deuses. Logo depois criou os homens, este deus era o mais reverenciado no mundo mesopotâmico.


Aparência

São descritos possuindo cabeça, braços e torso de um homem grande e forte, e da cintura pra baixo possuem corpo e cauda de escorpião.

“Homens escorpião da cintura pra cima se elevam aos céus, e da cintura pra baixo afundam nos infernos.”
Épico de Gilgamesh


No épico de Gilgamesh

No épico de Gilgamesh são guardiões dos portais do deus do sol Shamash. São encarregados de proteger a entrada à Kurnugi, a terra da escuridão ou a entrada no mundo dos deuses e de proteger o sol (os portais estão localizados nas montanhas de Mashu).
 
Os homens escorpiões abrem as portas para o deus Shamash, para este iluminar o dia, e fecham as portas quando ele retorna ao submundo.
 
“De manhã abrirão os portais da montanha do leste e Shamash ascenderá no céu. De noite fecharão os portais da montanha do oeste, enquanto Shamash desce ao mundo inferior.”
Épico de Gilgamesh
 
 
Gilgamesh foi ajudado por um homem escorpião em sua jornada em busca pela imortalidade.