quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Loiros originais têm olhos azuis e ruivos olhos castanhos!



À esquerda menino ruivo com 5 anos de idade com olhos castanhos. E à direita menina loira com olhos verdes, ela também tinha 5 anos de idade quando a foto foi tirada. Os dois são irmãos, ele é 7 anos mais velho que ela. A foto é da formatura da pré-escola. O pai tem olhos verdes claros, e a mãe olhos castanhos. Créditos da imagem
 
Os loiros originais europeus possuem olhos azuis e os ruivos originais europeus olhos castanhos.

A cultura popular há muito tem relacionado os ruivos com olhos verdes, mas tal fato é incorreto se tratando de genética. Segundo geneticistas olhos verdes não existem. Olhos verdes são fruto da mistura de uma pessoa com olhos castanhos e outra com olhos azuis, e até mesmo de ancestrais que tenham essas cores. 

Digamos que você tenha olhos verdes, você os tem porque seu pai tem olhos azuis e sua mãe olhos castanhos, ou vice-versa. Outra é que você pode vir a ter porque ancestrais seus tinham olhos verdes, azuis e castanhos e eram miscigenados.

Segundo a genética ruivos originais não têm olhos claros, porque o cabelo ruivo está ligado a mudanças no gene MC1R e este gene está no cromossomo 16.

Já a característica de olhos azuis e cabelos loiros se encontra no mesmo cromossomo. A coloração azul dos olhos está no gene OCA2 e está no cromossoma 15, e a característica do cabelo loiro (gene do cabelo loiro) está no cromossomo 15 também.


Entenda:

Digamos que você tem uma peruca ruiva e lentes de contato azuis. Você coloca a peruca ruiva numa mala e as lentes azuis noutra, e cada mala toma um destino diferente, uma vai para São Paulo e outra para o Rio de janeiro, é isso que acontece se tratando de olhos azuis em pessoas ruivas.

Existem ruivos com olhos claros por causa da mistura com pessoas de olhos claros, principalmente loiros. Outra é que a cor ruiva dos cabelos é recessiva e pula diversas gerações muitas vezes.

Já explicando os loiros de azuis: você tem uma peruca loira e lentes azuis, você coloca a peruca e as lentes numa mesma mala, é isso que acontece com os genes que geram as características dos cabelos loiros e olhos azuis, eles se encontram na mesma mala (cromossoma). Contudo, às vezes, muitos loiros têm olhos verdes, que como já dito é a mistura de olhos azuis ou verdes com olhos castanhos. E há também loiros com olhos castanhos!

Os gene responsável pelos olhos azuis está no mesmo cromossomo que o gene que propicia os cabelos loiros!


Acredita-se que ruivos e loiros surgiram para sobreviver em regiões em que havia pouco sol, pois a ausência de sol causa raquitismo, doença muito vista em negros, pois quanto mais escura a pele, mais luz do sol ela precisa pegar. Outra é que especialistas especulam que ruivos e loiros surgiram dos albinos.

Os albinos conseguiram sobreviver na Europa congelada e com pouco sol e com o tempo se transformaram nos loiros e ruivos de hoje; já na áfrica albinos não tinham e não têm a mínima chance de sobreviver devido a sua pele ser muito branca e assim acabariam morrendo por causa do sol causar câncer de pele e por destruir o ácido fólico do organismo.

Contudo loiros e ruivos tem melanina, embora que em pouca quantidade, e a teoria mais aceita é que loiros e ruivos surgiram por causa do clima ruim da Europa (muito frio e com pouco sol).

Uma estudante escocesa observou que cabelos ruivos estão relacionados ao mal tempo, e que a ausência de sol e o clima frio faz com que a Irlanda e a Escócia consigam manter a sobrevivência desse tipo racial. [fonte da informação]


Ruivos e loiros são diferentes mesmo

Os ruivos surgiram entre 40 mil a.C. à 20 mil a.C. numa época em que era muito gelada e com pouco sol (Idade do Gelo).

Já os loiros surgiram lá por 15 mil à 9 mil a. C. quando a Europa não era tão gelada e nublada como no tempo dos primeiros ruivos. Isso explica porque ruivos são mais claros que loiros.


Olhos azuis

Já os olhos azuis surgiram muito tempo depois num indivíduo que vivia perto do Mar Negro. [veja a notícia]

Possivelmente esse indivíduo era loiro ou pelo simples fato de os genes dos olhos azuis e cabelos loiros se encontrarem no mesmo cromossomo olhos azuis se tornaram uma característica de pessoas loiras.

Pessoas com cabelos pretos e castanhos também têm olhos azuis! Sim, a atriz Megan Fox que o diga, mas isso é devido a mistura de algum loiro da família dela com um moreno (pessoa com cabelo preto ou castanho).

Diferente do que os nazistas pensavam não existe raça pura, faz pouco que os cientistas descobriram que o homo sapiens se misturou com o Homem de Neandertal e aliás até mesmo Neandertais eram loiros e ruivos.





Fontes de pesquisa: